FENTECT E SINDICATOS ORGANIZAM REAÇÃO NACIONAL CONTRA-ATAQUE DA ECT AOS DIREITOS DA CATEGORIA

FENTECT E SINDICATOS ORGANIZAM REAÇÃO NACIONAL CONTRA-ATAQUE DA ECT AOS DIREITOS DA CATEGORIA

A FENTECT reuniu-se, nesta semana, com sindicatos filiados, integrantes do Comitê em Defesa dos Correios e a assessoria jurídica da entidade para definir os próximos passos da luta contra mais um grave ataque da direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) aos direitos históricos da categoria ecetista
O encontro teve como foco a avaliação da decisão da empresa de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender cláusulas fundamentais do Dissídio Coletivo de Trabalho, já reconhecidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Para os trabalhadores, uma ação arbitrária, autoritária e persecutória, que atinge diretamente conquistas construídas ao longo de décadas de luta. Entre os direitos ameaçados estão: plano de saúde, o ticket extra (vale-peru), a remuneração do trabalho em dias de repouso e a gratificação de férias de 70%.
Em informa enviado à categoria, a FENTECT denuncia que a postura da direção dos Correios representa um ataque direto à dignidade dos trabalhadores e trabalhadoras, aprofundando a insegurança e a instabilidade na categoria
MEDIDAS JURÍDICAS E DEFESA NO STF E NO TST – Durante a reunião, a assessoria jurídica da FENTECT informou que já está elaborando as medidas judiciais necessárias para combater a decisão liminar proferida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, buscando garantir o debate no Supremo e a preservação integral dos direitos da categoria.
Além disso, os sindicatos solicitaram, em caráter de urgência, ações junto ao TST para suspender os descontos dos dias de greve que a ECT vem realizando nos contracheques dos trabalhadores e trabalhadoras. A cobrança é para que seja cumprida a decisão do Dissídio Coletivo de Greve já julgada pela Justiça do Trabalho. Segundo a assessoria jurídica, as providências cabíveis já estão sendo adotadas.
O SINTECT-RS destaca que, neste momento é preciso que todos e todas acompanhem as informações do Sindicato e da federação e não deem importância ou repassem boatos. O momento é de agir coletivamente, na defesa de direitos para toda a categoria para barrar mais esse ataque promovido pela presidência dos Correios, com aval do governo federal.
ENCAMINHAMENTOS – Como encaminhamentos, foram aprovadas uma série de ações políticas e de mobilização, entre elas o lançamento da campanha “Fora Emmanuel Rondon”, a confecção de faixas direcionadas ao presidente da República a serem fixadas diariamente em frente ao Palácio do Planalto, a articulação de notas de repúdio junto às centrais sindicais, atos nos estados com apoio de parlamentares e a reinstalação do Comitê Nacional em Defesa dos Correios, marcada para o dia 2 de fevereiro, em Brasília.
Qualquer dúvida não acredite em boatos, entre imediatamente em contato com o Sindicato.
Confira AQUI o informe da Fentect
Assessoria de Comunicação
29/01/2026 13:16:58

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *