SINTECT-RS denuncia condições de trabalho no Correios na SRTE-RS
Dirigentes do SINTECT-RS estiveram, na manhã da terça-feira (18), reunidos na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS), órgão do Ministério do Trabalho, para denunciar e cobrar soluções imediatas para o grave cenário de adoecimento, negligência e descaso que atinge trabalhadoras e trabalhadores dos Correios em todo o Rio Grande do Sul.
Na reunião, os dirigentes reforçaram que a categoria não pode continuar sendo tratada com desleixo pela empresa, que há muito tempo falha no cumprimento de obrigações básicas de proteção, prevenção e respeito a condições dignas de trabalho.
Segundo os diretores, os problemas são cada vez maiores e acontecem em diversas unidades, além de virem desde muito antes da atual crise financeira enfrentada pela empresa. Entre as denúncias mais graves levadas ao órgão fiscalizador estão:
- Não emissão de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), prática que viola a legislação trabalhista e impede o devido acompanhamento de casos de doenças e acidentes relacionados ao trabalho;
- Falta de limpeza adequada e de condições mínimas de higiene, afetando diretamente a saúde física e mental dos trabalhadores;
- Descuido com o maior patrimônio da empresa: o trabalhador, que diariamente garante a produção, entrega e funcionamento dos Correios, entre outros.
Durante a conversa, representantes do Sindicato reforçaram que a direção dos Correios tenta atribuir à crise institucional os problemas de saúde, segurança e condições de trabalho. No entanto, o Sindicato deixou claro que os adoecimentos e acidentes são anteriores à crise e vêm se aprofundando justamente pela falta de gestão e investimentos adequados.
De sua parte, o Superintendente Estadual do Trabalho, Claudir Nespolo, acolheu as denúncias apresentadas e se comprometeu a abrir imediatamente uma agenda com a direção dos Correios, garantindo espaço formal para que o Sindicato apresente os casos documentados e para que as irregularidades sejam apuradas.
O Sindicato também irá formalizar todas as denúncias para que o órgão fiscalizador possa atuar dentro de suas atribuições legais, exigindo da empresa providências urgentes para proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores/as.
“Não podemos deixar que nós, trabalhadores, paguemos a conta desta crise dos Correios”, finalizaram lembrando que o Sindicato segue firme na luta, vigilante e mobilizado para garantir que cada trabalhadora e trabalhador tenha condições dignas de trabalho, respeito a sua saúde e aos seus direitos.
CONFIRA AQUI A FALA DOS DIRIGENTES DO SINTECT-RS
Assessoria de Comunicação
19/11/2025 12:43:10

