DESPEJO DO CORREIOS DE IVOTI É UM ESCÂNDALO!
O SINTECT-RS e os trabalhadores do Correios em Ivoti estão denunciando o desrespeito com a categoria e o abandono da população e seu direito ao serviço postal.
O Sindicato está hoje na Agência dos Correios de Ivoti (AC Ivoti), ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras, para denunciar mais um ato inaceitável da gestão dos Correios. O que está acontecendo naquela unidade é um verdadeiro desmonte, um ataque direto aos direitos dos trabalhadores e um desrespeito com toda a população da cidade.
Os caminhões da empresa chegaram à unidade para esvaziar completamente o prédio, retirando equipamentos, materiais e todos os elementos que caracterizavam a unidade. Tudo sendo levado pelos próprios colegas, nos caminhões da empresa, convocados de outras cidades para realizar o carregamento — uma cena revoltante, que escancara o desprezo da direção da empresa pelos seus funcionários e pela comunidade que depende do serviço público postal.
Com o fechamento da unidade, os trabalhadores da agência estão sendo arbitrariamente deslocados: os carteiros da distribuição serão enviados para Estância Velha; e os demais colegas serão remanejados para outras cidades da região.
Isso significa que Ivoti ficará sem atendimento postal. A população inteira da cidade ficará desassistida, sem o serviço essencial que é direito de todos os brasileiros. E os trabalhadores, que há anos dedicam sua vida ao serviço público, serão obrigados a enfrentar deslocamentos diários mais longos, comprometendo suas rotinas, sua saúde e sua convivência familiar.
“É inadmissível que uma cidade do porte de Ivoti, com uma agência estruturada e mais de dez trabalhadores, seja simplesmente deixada sem Correios. Isso é um desrespeito e um abuso”, denunciou a representante do Sindicato na região.
Essa situação não é um caso isolado. Ao longo de todo o ano, os Correios vêm desmontando estruturas, precarizando unidades e desrespeitando a categoria. É um projeto de destruição da empresa pública, conduzido de forma autoritária, sem diálogo e sem qualquer compromisso com a população.
EFEITO CASCATA
A gestão nacional da empresa vem desde setembro de 2024, impedindo prorrogações contratuais e renovações de contratos. Desde março de 2025 os pagamentos estão de forma sistemática não sendo efetivadas. Empurrando a empresa para um colapso, no qual Ivoti pode ser apenas um dos primeiros despejos.
O Sindicato exige providências imediatas da direção dos Correios e do governo federal.
É urgente interromper esse processo de desmonte, que ameaça a soberania nacional, a universalização do serviço postal e a dignidade dos trabalhadores.
Não aceitaremos calados esse desrespeito!
Os Correios são do povo brasileiro — e não serão desmontados impunemente!
Assessoria de Comunicação
17/10/2025 15:52:40

