Campanha Salarial: Negociações são retomadas e próxima reunião será dia 09

A Campanha Salarial dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios avança para uma nova etapa. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) convocou oficialmente a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (FENTECT) para dar continuidade às negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. O processo havia sido interrompido pela empresa em agosto, sob a justificativa de alinhamento com o SEST e as diretrizes da Resolução CGPAR nº 52, que impõe restrições à gestão das estatais. Nas duas reuniões já realizadas, não houve qualquer avanço na mesa de negociação. Além disso, as entidades cobraram que a empresa tivesse representantes com autonomia para assumir compromissos e dar continuidade às tratativas sobre a Pauta de Reivindicações da categoria.
Agora, em ofício datado de 4 de setembro de 2025, a direção da empresa, por meio da Gerência de Relações do Trabalho (GERT/DEREO), confirmou a realização da próxima reunião de negociação para o dia 9 de setembro de 2025, às 10h, na Universidade Corporativa dos Correios (UniCorreios), em Brasília/DF.
O SITECT-RS reforça que o ACT é o instrumento que garante direitos, reajustes e condições de trabalho à categoria. Ele define não apenas cláusulas econômicas, como salários e benefícios, mas também cláusulas sociais, relacionadas à jornada, saúde, segurança e demais condições laborais.
Para a categoria, este é um momento estratégico: a unidade dos trabalhadores será decisiva para pressionar a empresa e assegurar avanços, frente às demandas apresentadas pelos trabalhadores à patronal, fruto da construção coletiva da categoria.
HORA DE MOBILIZAÇÃO – A convocação para a retomada da negociação reforça a necessidade de que os trabalhadores e trabalhadoras acompanhem de perto o processo e mantenham-se unidos e mobilizados. A participação ativa da categoria fortalece a representação das entidades na mesa de negociação e cria as condições para que o resultado do ACT seja positivo para todos.
A luta por melhores salários, benefícios justos e condições dignas de trabalho continua — e a participação da categoria é o principal elemento para transformar este momento em conquistas concretas.
Assessoria de Comunicação
04/09/2025 17:34:32