CONCURSO DO CORREIOS: COM UM ANO DE ATRASO O EDITAL É UM BALDE DE ÁGUA FRIA

Depois de mais de um ano de o presidente do Correios ter se comprometido com a categoria a realizar concurso público para contratação de novos trabalhadores, nesta quarta-feira (09 de outubro) os editais foram lançados. São somente 3.468 vagas para o país inteiro, sendo 3.099 para Carteiros e 369 para analistas dos Correios.

Para Porto Alegre, está garantido a contratação de SEIS Carteiros, e para o Estado a soma é de 237 vagas. É um escárnio do governo com a categoria, que vem lutando tanto pelo concurso, governo que não cansa de usar a retirada da empresa da lista de privatizações para se promover, mas agora lança um concurso que deixa claro que o projeto deles é a privatização por dentro! Com ostensiva mão de obra terceirizada na base e terceirização de áreas específicas inteiras, tendo em vista que para nível superior são apenas seis profissões contempladas (advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro).

Depois da nossa intensa luta para que o Correios continuasse uma empresa pública, assumimos como bandeira a realização de “Concurso público já” no início de 2022. Nas negociações de 2023 e, recentemente na de 2024, o tema foi central na nossa pauta. Inclusive em visita do presidente a Porto Alegre, entregamos nas mãos de Lula carta reivindicando concurso público para todos os cargos e para todo o território nacional. Pois, mesmo com a empresa se comprometendo a encaminhar o processo em poucos meses, a realidade são editais que levaram quase dois anos para saírem do papel, que veem na esteira de mais um PDV e que, só analisando o quantitativo de vagas e os cargos abarcados, fica claro que é um golpe na nossa categoria.

Para os trabalhadores de Correios essa era a principal medida para acabar com a brutal sobrecarga de trabalho e o consequente adoecimento físico e mental dos trabalhadores e trabalhadoras, esperança que cai por terra, infelizmente. Apesar de reconhecermos a importância da realização do concurso, depois de 13 anos do último pleito, as comemorações que poderíamos fazer, são ofuscadas pela composição absurda e por mais um PDV. Na prática a empresa vai reduzir mais o quadro de funcionários e tudo vai ficar como está: com sobrecarga de trabalho, com terceirização desregrada e com precarização das condições de trabalho. Quer dizer, com sorte vai ficar como está, pois, a previsão é de agravamento do quadro, isso sim!

Além dos trabalhadores que saem anualmente por aposentadoria ou demissão, por fora de programas de incentivo, o PDV 2024 está tirando 1.800 trabalhadores de uma vez. O setor com o maior número de terceirizados na empresa é o setor de tratamento e a direção da empresa não aceita reativar o cargo de OTT, por isso já existem no país complexos que funcionam exclusivamente com terceirizados e outros, como o CTCE do RS, onde a maioria dos trabalhadores da operacional são terceirizados.

Precisamos lutar pela reativação do cargo de OTT, pois claramente a empresa vai tentar avançar nas terceirizações do tratamento da carga. Precisamos impedir que a empresa avance na extinção do cargo de Atendente, que é um cargo em atividade e mesmo assim o concurso não prevê nem mesmo cadastro reserva para o cargo. Reforçando as contradições, os Correios acabam de celebrar contratos com a Caixa Econômica Federal e INSS, o que aumenta o serviço dos atendentes, sendo que no interior do Estado existem várias AC’s que não tem nenhum Atendente Comercial, funcionando exclusivamente com trabalhadores volantes.

Diante de toda essa situação o mínimo que esperamos é que este concurso chame todas as pessoas que passarem no pleito, indo muito além das vagas anunciadas, para assim termos um novo concurso em breve, com ampliação dos cargos. Precisamos de Atendentes, OTT’s, Administradores e administrativo, entre outras profissões especializadas.

O Correios é uma empresa fundamental para a integração nacional e estratégica para o país. Seus problemas, assim como seus trabalhadores, não podem continuar a serem tratados com medidas paliativas. Ou o Correios é importante para este governo ou não é e os próximos passos mostrarão se isso é apenas discurso.

O SINTECT-RS está estudando com cuidado o edital e em breve conversará com a categoria sobre salários, benefícios e direitos trabalhistas. Acompanhe nas redes sociais as informações do Sindicato.

04/10/2024 16:22:20