VIDAS NEGRAS IMPORTAM 06 – RESISTIR É PRECISO!

VIDAS NEGRAS IMPORTAM 06 – RESISTIR É PRECISO!

Neste sábado, dia 20 de novembro, é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, uma liderança negra do Quilombo dos Palmares, que dedicou sua vida à luta pela liberdade dos negros escravizados. A data, por sua importância, ficou marcada como o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.

Dos tempos de Zumbi e até antes, até os dias atuais, a resistência negra tem um caráter revolucionário. Representa uma luta contra o preconceito, a discriminação e a negação dos direitos sociais pela cor da pele.

O Brasil é o segundo país em população negra no mundo. Mas a luta de Zumbi permanece necessária nas favelas, nas cidades, nos espaços políticos, nas instituições. A luta ainda é necessária por respeito, por reconhecimento, por políticas públicas que atendam as populações negras, por acesso a espaços ainda eminentemente brancos. A luta também é necessária pelo seu reconhecimento na história, na cultura, nos espaços de saber.

O Dia da Consciência Negra no Brasil foi criado em 2003 e só reconhecido oficialmente em nível nacional em 2011, e tem se constituído, desde então, num importante momento de reflexão sobre a negação do racismo no Brasil e da necessidade de avançar nas lutas pela superação deste racismo e das desigualdades.

Não podemos mais aceitar que a morte seja definida pela cor da pele; que os empregos sejam escolhidos pela cor da pele; que a miséria seja uma condição determinada pela cor da pele; que o acesso à educação também seja definido pela cor da pele. O destino de uma pessoa, não pode ser definido pela cor da sua pele. E o Estado tem obrigação com a superação desta lógica. É uma conta que precisa ser paga.

A história do Brasil construiu uma dívida com o povo negro que precisa ser resgatada. E esse resgate depende de todos e de cada um.

Neste dia 20 de setembro, queremos dizer que Zumbi vive! Dandara vive! Vamos todos à luta contra o racismo e todas as formas de discriminação.

Assessoria de Comunicação

20/11/2021 23:08:08

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *