SINTECT-RS participa de sessão de Comissão da ALRS em defesa do Correios público

O SINTECT-RS segue firme em sua agenda de mobilizações políticas e institucionais para impedir o avanço do projeto Correios Essencial, que ameaça a estrutura da estatal ao transferir a responsabilidade da operação de agências para prefeituras, fragilizando o atendimento e abrindo brechas para a privatização. Ao longo das últimas semanas, dirigentes do SINTECT-RS estiveram reunidos com diversos parlamentares da Assembleia Legislativa do RS com objetivo de consolidar apoios estratégicos em defesa do Correios 100% público.
Nesta quinta-feira, 25 de setembro, a luta ganhou mais um capítulo importante com a participação do sindicato na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado da ALRS, a convite do presidente do colegiado, deputado Leonel Radde (PT). Estiveram presentes os dirigentes Alexandre dos Santos Nunes, Elen Pinho, Raquel e Evandro Leonir, que levaram a pauta da categoria diretamente aos deputados e deputadas.
DENÚNCIA AO SUCATEAMENTO E DEFESA DA ESTATAL
Na reunião, os representantes do SINTECT-RS expuseram a divergência histórica entre trabalhadores e direção da empresa sobre a saída para a crise. O Secretário-Geral do Sindicato lembrou que o sucateamento foi acelerado pelo processo de privatização entre 2018 e 2022 e pela perda da exclusividade no comércio internacional. “Não acreditamos que a crise será superada com mais fechamento de unidades. Pelo contrário, é preciso fortalecer os Correios, que seguem presentes em todos os municípios brasileiros”, destacou.
O Secretário de Finanças da entidade reforçou que os Correios têm uma função social que vai além das encomendas e correspondências, citando exemplos como o transporte das amostras do teste do pezinho e a logística das provas do ENEM e urnas eleitorais, serviços que chegam a todo o território nacional.
APOIO PARLAMENTAR CRESCE NO RS
Além do deputado Leonel Radde (PT), que abriu espaço para a manifestação do sindicato, outros parlamentares já demonstraram apoio à pauta do SINTECT-RS, como Luciana Genro (Psol), Miguel Rossetto (PT), Airton Artus (PDT) e Matheus Gomes (PSOL), que se colocaram à disposição para articular audiências públicas e fortalecer o debate com a sociedade.
Para o sindicato, é fundamental ampliar a rede de solidariedade no Legislativo gaúcho e nacional, barrando qualquer tentativa de precarização ou privatização do Correios. A defesa da empresa pública é também a defesa da integração nacional, da cidadania e dos empregos da categoria.
PRÓXIMOS PASSOS
O SINTECT-RS seguirá articulando reuniões com parlamentares, entidades sindicais e movimentos sociais, reforçando que o Correios Essencial não representa uma solução, mas sim um ataque ao serviço público e aos direitos dos trabalhadores. A luta é por um Correios 100% público, com respeito aos trabalhadores/as e a serviço dos brasileiros/as.
O Correios é do povo brasileiro, não será desmontado!
Assessoria de Comunicação
C/Informações da ALRS
Foto: ALRS
25/09/2025 13:07:56
GALERIA DE FOTOS