Sindicato denuncia insegurança em elevadores do prédio Sede e exige medidas preventivas

Sindicato denuncia insegurança em elevadores do prédio Sede e exige medidas preventivas

Acidentes e denúncias acendem alerta no prédio Sede e chamam a atenção para a preocupação crescente com a segurança no ambiente de trabalho.

Após o alagamento que atingiu o prédio Sede dos Correios em Porto Alegre durante a enchente de 2024, as trabalhadoras e os trabalhadores continuam convivendo com riscos e denunciando graves problemas de segurança, principalmente relacionados ao funcionamento dos elevadores. Reaberto após dez meses de limpeza e de obras, o edifício ainda convive com falhas no PPCI, rede elétrica e equipamentos de transporte vertical.

No dia 2 de julho, uma trabalhadora sofreu um acidente no elevador devido a uma falha operativa. Segundo relatos encaminhados ao SINTECT-RS, o elevador parou fora do ponto, criando um desnível na entrada. A funcionária tropeçou neste degrau elevado, caiu dentro do elevador e bateu a boca na barra de proteção interna. A trabalhadora sofreu um acidente grave e agora aguarda cirurgia.

Mesmo diante da gravidade do caso, o Correios demorou mais de nove dias para emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o que só ocorreu após intervenção direta do sindicato junto à área responsável.

O Sindicato recebeu ainda informações sobre outros episódios preocupantes. Dias antes do acidente, uma trabalhadora gestante ficou presa em um dos elevadores e só foi socorrida após contato telefônico, quando foi possível realizar o destravamento do equipamento.

Diante das denúncias e após ouvir a categoria, o SINTECT-RS solicitou, no dia 18 de julho, uma vistoria técnica completa em todos os elevadores do prédio Sede. O objetivo é garantir a segurança e preservar a vida de trabalhadores e trabalhadoras que atuam no local.

A entidade alerta que esses episódios não são casos isolados e cobra respostas mais efetivas da ECT para evitar novos acidentes e promover um ambiente de trabalho digno e seguro.

Basta de insegurança!

Nossa vida vale muito!

Confira AQUI o Ofício enviado pelo Sindicato

Assessoria de Comunicação

21/07/2025 15:54:47

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *