ROTEIRIZAÇÃO: A NOVA/VELHA PRECARIZAÇÃO AVANÇA SOBRE OS TRABALHADORES DO CEE JARDIM SÃO PEDRO

ROTEIRIZAÇÃO: A NOVA/VELHA PRECARIZAÇÃO AVANÇA SOBRE OS TRABALHADORES DO CEE JARDIM SÃO PEDRO

O SINTECT-RS esteve reunido com os trabalhadores do CEE Jardim São Pedro, nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, pela manhã, antes da pegada, após o cancelamento da reunião previamente marcada pela gestão.

O principal assunto debatido foi a mudança no formato de entrega, em que os distritos passarão a ser chamados de rotas — a chamada roteirização. Segundo informações trazidas pelos próprios trabalhadores, a medida reduzirá drasticamente o número de postos de trabalho, passando de 38 para apenas 23.

Mesmo com a tentativa da gestão de dificultar o atendimento do Sindicato à unidade, a adesão dos trabalhadores foi total. A reunião permitiu ampliar o debate e levantar novas preocupações que sequer estavam no radar inicial.

Além de praticamente cortar pela metade os postos de trabalho, a empresa pretende abrir quatro distritos para terceirizados. Entre as dúvidas, os trabalhadores questionaram: se haverá redução de distritos e trabalhadores concursados poderão ficar sem local de atuação, por que criar vagas para terceirização?

Como se não bastasse, foi informado ao Sindicato que, para viabilizar essa nova/velha forma de precarização, a gestão pretende oferecer horas extras à unidade — uma medida que sobrecarrega ainda mais os trabalhadores, aumenta o desgaste físico e mental e não resolve o problema estrutural criado pela própria empresa.

Para o Sindicato, trata-se de mais um ataque à base da categoria. As mudanças estruturais que o Correios quer implementar atingem diretamente os ecetistas que carregam o serviço nas costas.

O SINTECT-RS segue atento, mobilizando e organizando a categoria. A história já mostrou que precarização, terceirização e retirada de postos não significam melhoria do serviço, mas sim perda de direitos, aumento da exploração e enfraquecimento do quadro próprio.

O Sindicato convoca os trabalhadores a estarem atentos e mobilizados para barrar mais esse ataque e defender empregos, direitos e condições dignas de trabalho.

Assessoria de Comunicação

03/02/2026 19:36:44

 

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *