INFORMAÇÕES SOBRE O POSTALIS

Os planos de Previdência dos Correios (POSTALIS/POSTALPREV), sempre geram muitas dúvidas para os trabalhadores, tanto para o pessoal que está na ativa como para os trabalhadores que já saíram da empresa. Visando auxiliar nessas dúvidas, seguem dois informes do SINTECT:

• Ação judicial SINTECT-RS

Diante da imposição das contribuições extraordinárias decorrente do plano de Equacionamento do déficit do Benefício Definido Saldado, que ocorreram em 2015, o SINTECT-RS, atendendo a uma reinvindicação da categoria, em 2016, ajuizou uma ação para discutir esses descontos. A ação está em andamento, na Justiça Federal, em Brasília, e está conexa a outras ações movidas com o mesmo objetivo. Essa ação visa que não ocorram descontos a título de contribuições extraordinárias, contribuições adicionais e/ou alterações nos benefícios dos participantes e assistidos, até que sejam finalizadas as apurações dos incidentes que deram causa ao déficit do plano saldado e, caso não seja procedente este pedido, o SINTECT-RS ainda está reivindicando a conversão do pedido em obrigação de reparação por perdas e danos mediante indenização aos ecetistas.

2) Consultoria especializada para análise da situação dos trabalhadores nos planos

Também atendendo a uma demanda dos trabalhadores, o SINTECT-RS informa que poderá ser contratado, para quem tiver interesse, um serviço de consultoria que será prestado pela assessoria jurídica do sindicato (Escritório Young, Dias, Lauxen e Lima Advogados Associados) e dois profissionais com experiência na área de previdência complementar fechada, que farão a análise da situação dos trabalhadores aderentes ao PDI dos planos POSTALIS/POSTALPREV. Muitos trabalhadores estão questionando o Sindicato, principalmente os colegas que estão saindo da empresa pelo PDI, e por isso verificou-se a necessidade de oferecer um serviço especializado que poderá analisar, de forma individual, cada situação.

Há também uma possibilidade futura de verificar os montantes já resgatados em PDI’s realizados nos últimos 5 anos.

Caso o trabalhador tenha interesse, poderá fazer contato com a assessoria jurídica através do telefone (51) 98039.9849, para maiores informações e para dar início a análise da sua situação, pelos peritos atuariais especializados.

C/Informações da Assessoria Jurídica

14/04/2021 18:56:55