Sindicato presente nas unidades de trabalho

Na quinta-feira (21), o Sindicato esteve presente no CDD Alvorada e AC Alvorada. Fomos conversar com os trabalhadores, passar informações e ouvi-los.

No CDD Alvorada reforçamos a necessidade da organização por local de trabalho, informamos sobre as questões mais sentidas da categoria e buscamos saber das demandas locais.

Na Agência não foi diferente. Em meio aos clientes buscamos, de forma ordeira, falar com os(as) trabalhadores(as). No local existem guichês de atendimento sem a proteção de acrílico (foto). Parece que foram poucas as reuniões on-line no TRT e MPT, que se estenderam ao longo da pandemia. Colhemos subsídios na Agência para dar continuidade a essas reuniões.

No CDD, além da já costumeira dificuldade do deslocamento do CDD até o início dos distritos e retorno por falta de ônibus, repetem-se as dificuldades encontradas nos demais Centros de Distribuição: sobrecarga, convocações, falta de pessoal, pandemia, entrega de postais relegada a terceiro plano e um longo etc.

Mas a lupa sindical que tudo observa alerta para estes mandos e desmandos, para o rigor nos horários e costumes; exageros de toda natureza; certa “pegação no pé”; atitudes que pioram o ambiente de trabalho e não favorecem sequer a relação capital/trabalho. Estamos de olho!

Desde a votação do Dissídio Coletivo em outubro do ano passado no TST, o Sindicato está sem a prerrogativa de exigir da ECT reuniões no interior das unidades de trabalho (reuniões setoriais). Isso tem a ver com a sanha antidemocrática, antissindical e antitrabalhador do governo Bolsonaro e da direção nacional da ECT, com a ajuda do Judiciário.

Querem o Sindicato longe dos trabalhadores. Mas, não nos calarão. Continuaremos fazendo o trabalho de conscientização e organização da categoria para lutar por melhores condições de trabalho e de condições de vida. Lembrando que a máxima: “O Sindicato somos nós. Nossa força e nossa voz” – nunca foi tão atual e necessária.

22/01/2021 17:32:14