Outubro Rosa: porque se cuidar e lutar, é defender a vida

Dia 1º de outubro, começou mais uma edição do OUTUBRO ROSA. A campanha tem como objetivo chamar a atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Isto porque, se descoberto no início, quando tem ainda menos de 1 cm, o câncer de mama tem mais de 95% de chance de cura, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A cor rosa simboliza o alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 40 anos, a mamografia, diminuindo assim os riscos que aparecem nesta faixa etária.

E os números atestam a importância da campanha mundial na luta contra a doença. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), este tipo de câncer é o que tem maior mortalidade entre as mulheres. Só em 2018, um total de 17.572 mulheres morreram pela doença. A estimativa é que em 2020, surjam 66.280 novos casos no Brasil.

O SINTECT-RS está somando nesta campanha e alertando as trabalhadoras de Correios – e, também, aos trabalhadores, que têm esposas, mães e filhas – para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Infelizmente, a gestão do Correios tem destruído as conquistas dos trabalhadores que garantiam acesso à saúde, precarizando o plano de saúde, limitando o atendimento e dificultando de todas as formas a vida de todos os trabalhadores – mas especialmente das mulheres – e tem negligenciado de uma forma criminosa os cuidados com a saúde, como estamos vendo desde que começou a pandemia de coronavírus.

Frente a essa situação, é ainda mais importante que as mulheres estejam conectadas nas campanhas de prevenção a uma doença grave como é o câncer de mama, e cuidando cada vez mais de sua saúde. É importante que todas façam um autoexame sempre que se sentirem confortáveis (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. E, caso notem qualquer alteração, procure imediatamente um médico e faça avaliação e exames.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;

Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;

Alterações no bico do peito (mamilo);

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;

Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados por um médico para que seja avaliado o risco de se tratar de câncer.

NOSSAS VIDAS IMPORTAM

A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. Nem sempre na correria do dia a dia, as mulheres param para cuidar de si. Mas negligenciar sua própria saúde é um caminho perigoso.

Assim como estão sempre na luta para proteger os direitos e a vida, as trabalhadoras de Correios devem, também e em primeiro lugar, cuidar da sua saúde. E o Outubro Rosa é uma lembrança de que nossas vidas importam. E muito.

Se precisar, entre em contato com a Secretaria da Mulher – Raquel Santos Medina Alves – (51) 98480.4299.

Assessoria de Comunicação

04/10/2020 18:58:08

Pin It on Pinterest