Contra o fim do ACT, em defesa da vida e dos empregos, SINTECT-RS chama todos à greve

O SINTECT-RS está convocando os trabalhadores e trabalhadoras para assembleia presencial na segunda-feira, dia 17, às 19h, para deliberar sobre a greve em defesa dos direitos e da vida. A assembleia será realizada ao ar livre, na Praça da Alfândega (em frente a Torre do petróleo), e seguindo com rigor todas as orientações dos órgãos de saúde, como medição de temperatura, distanciamento e uso de máscara.

O movimento será desencadeado em nível nacional e é uma resposta da categoria a proposta da empresa, que praticamente acaba com o Acordo Coletivo. Das 79 cláusulas, a empresa deixa apenas 9, praticamente com o que sobrou da CLT e, ainda assim, muitas na condicional, dependendo da vontade da empresa e do balanço, que como sabemos, sempre é fictício.

Apesar da pandemia, não podemos nos furtar a esta importante luta. Estão em jogo todos os nossos direitos, conquistados ao longo de décadas, muitos dos benefícios trocados por reajustes salariais e, ao contrário do que alardeia a empresa, chamando estes direitos de “privilégios”, eles na verdade representam a possibilidade de termos ima vida um pouco mais digna, frente ao brutal arrocho salarial imposto à categoria.

Entre estes direitos estão alguns que sequer têm impacto financeiro, deixando claro que não se trata de questões financeiras, como alega a empresa, mas de um projeto político do governo, seguido pela gestão do Correios, de destruir completamente com qualquer direito dos trabalhadores, quer das empresas estatais, quer do setor privado.

Também não podemos ser ingênuos e não perceber que este brutal ataque ao ACT está diretamente relacionado com a privatização da empresa que o governo Bolsonaro, o ministro Paulo Guedes e o general Floriano Peixoto querem acelerar.

Por isto, a greve da categoria nunca foi tão necessária. Estamos falando de manter nossos direitos, nossos empregos e até nossas vidas, porque a precarização ainda maio, em tempos de pandemia, mata.

Na segunda-feira, dai 17, às 19h, todos e todas na Praça da Alfândega, no centro de Porto Alegre, para decretar a maior greve da história da categoria.

ATENÇÃO: ORIENTAÇÕES PARA A ASSEMBLEIA

A partir da alteração do Decreto Municipal de Porto Alegre o SINTECT-RS realizará a nossa assembleia presencial de Forma Controlada. Por isso, o sindicato tomará as seguintes medidas:

• Controle de distanciamento de 2 metros e fiscalização do uso de máscaras;
  • Medição de temperatura dos presentes, distribuição de álcool em gel para higienização e distribuição de luvas para aqueles trabalhadores que solicitarem;
  • Por medida de controle, não forneceremos lanche nessa assembleia;
  • A assembleia não poderá ser longa, então terá início no exato momento da segunda chamada às 19h30. Não se atrase;
  • A assembleia será transmitida pela página do Facebook da entidade. Neste sentido, orienta aos trabalhadores que estão em trabalho remoto por pertencerem ao grupo de risco, a se manterem em isolamento e participarem da assembleia pelo Facebook.

15/08/2020 15:09:56