Videoreunião reuniu sindicatos para debater conjuntura e negociação coletiva

O SINTECT-RS participou, no dia 22 de junho, da videoreunião ampliada, convocada pela Fentect, que tratou e deliberou sobre Conjuntura e Negociação Coletiva. Entre os temas acertamos na reunião, foi definida a entrega da Pauta Nacional de Reivindicações à ECT, para o dia 03/07/20, e a realização de Assembleias para referendo da Pauta até o dia 02 de julho.

A Assessoria Jurídica da FENTECT ainda orientou os Sindicatos a incluírem no texto do Edital de Convocação das Assembleias a seguinte ressalva: “A autorização para negociação coletiva, instauração de greve e dissídio coletivo é outorgada pela categoria sem prejuízo da continuidade das discussões judiciais em curso no STF, na SL-1264, e no TST no Dissídio Coletivo nº 1000662-58.2019.5.00.0000”.

Lembrando que este ano, em função da pandemia, não foi realizado o Conselho de Representantes (CONREP), que antecede a construção da pauta e esta foi então elaborada por uma Equipe de Sistematização da Pauta Nacional de Reivindicações da Campanha Salarial 2020/2021 e é este documento que está agora sendo levado á apreciação da categoria em assembleia nos sindicatos ligados à Federação.

É importante ainda destacar que em vista da liminar proferida pelo Ministro Dias Tóffoli (STF), que alterou a vigência da sentença normativa que previa dois anos de validade das cláusulas; além de alterar o custeio do plano de saúde que dobrou o valor na maioria dos casos, somado a um governo e uma direção da empresa que sistematicamente ataca direitos dos trabalhadores, a campanha salarial, apesar das limitações impostas pela pandemia, deve ser realizada com o máximo vigor possível. A campanha poderá ser diferente dada as condições provocadas pelo coronavírus, mas a nossa luta será a mesma!

#A vida vale mais que qualquer lucro!

#Não à privatização dos Correios!

25/06/2020 23:59:26