Coronavírus em Tramandaí

Infelizmente, o coronavírus chegou em nossa categoria no Estado. Na quinta-feira (28), ficamos sabendo do resultado positivo de teste para a COVID-19 de um carteiro do CDD Tramandaí. O trabalhador passa bem, está assintomático e encontra-se, desde a sexta-feira (22/05), em isolamento social. Com o conhecimento do resultado positivo pela Vigilância Sanitária, hoje, automaticamente o CDD foi fechado. O efetivo do CDD – 18 trabalhadores (ecetistas, MOTs e terceirizados) – foram avisados para manterem-se em isolamento social, com atestado para 14 dias, e farão o teste para o COVID-19.
A ECT, por sua vez, achou que conseguiria aplicar o seu protocolo que diz: “Uma vez identificado caso confirmado na unidade de trabalho, liberar os demais empregados que trabalham no raio de 2 metros de proximidade, por 15 dias, para realização de trabalho remoto”. Como se fosse possível o distanciamento social num ambiente de trabalho. Como se não houvesse peças e espaços de uso comum como banheiro, maçanetas, interruptores de luz, teclado do computador, só para citar alguns.
Não gostaríamos de estar escrevendo tais linhas a partir de um caso confirmado de contaminação em nossa categoria. Mas, ao constatar sinais de contaminação e ter tido proximidade com alguém testado positivo exige o necessário o imediato isolamento social e atendimento das recomendações médicas e sanitárias. Estamos tratando de um vírus altamente letal. De uma pandemia que não parece ceder. Porém a ECT acha que com “medidazinhas” aqui e ali se resolve. Bem no estilo “gripezinha” dita pelo Bolsonaro.
O Sindicato, através da Subsede Litoral, vem acompanhando o desenrolar do caso desde os primeiros dias. Queremos nos solidarizar com o colega infectado. Dizer que estimamos a sua melhora. Que os demais colegas do CDD devem seguir à risca as recomendações médicas. E, aos demais trabalhadores que estão no trabalho presencial, que o Sindicato está vigilante e atento aos acontecimentos.

Movemo-nos desde o início da pandemia na defesa da saúde e da vida dos trabalhadores e assim seguiremos fazendo.

A vida é essencial. Fique em casa.

28/05/2020 21:38:57