SINTECT-RS esclarece sobre o Curso “Conduta Íntegra” divulgado no Primeira Hora

O Sindicato informa sobre o curso “Conduta Íntegra” na modalidade Ensino à Distância (EAD), que fala o Primeira Hora desta terça-feira (07/04). Diz o ACT 2019/2020, na sua cláusula 68:

CLÁUSULA 68CURSOS E REUNIÕES OBRIGATÓRIAS – Os Correios propiciarão a participação de seus(suas) empregados(as) em cursos e reuniões obrigatórias, por exigência da Empresa, para capacitação relacionada ao cargo/atividade/especialidade, referentes às suas atribuições ou atuação em trabalhos específicos exercidos nos Correios.

Parágrafo 1º – Os Correios comunicarão, com no mínimo 3 (três) dias uteis de antecedência, aos(às) empregados(as) sobre sua participação em cursos obrigatórios

Parágrafo 2º – Os locais de treinamento, inclusive para ensino à distância, deverão estar devidamente adequados à realização dos cursos.

Parágrafo 3º – No caso dos(as) empregados(as) em efetivo exercício:

I – Os cursos e reuniões realizados fora do horário de serviço, os Correios pagarão horas extras aos(às) empregados(as) participantes.

II – Poderá haver compensação em dobro, em substituição ao pagamento das horas extras realizadas, desde que acordado entre os Correios e os(as) empregados(as).

III – Aos cursos em EaD, não se aplica o estabelecido no inciso “I” e “II” deste parágrafo, quando o empregado(a), por seu interesse, optar por fazer o curso fora do seu horário de trabalho.

IV – Os Correios desenvolverão treinamento para os(as) empregados(as) recém-contratados(as) que trabalham com valores e continuarão orientando sobre a identificação de cédulas falsas.

Parágrafo 4º – Convocação para cursos e reuniões obrigatórias, destinadas aos(as) empregados(as) estudantes, somente serão cumpridas caso não prejudiquem suas atividades estudantis e o seu horário de trabalho.

Parágrafo 5º – No caso dos(as) empregados(as) Dirigentes Sindicais, liberados com ou sem ônus para a empresa:

I – Os Cursos de capacitação se darão mediante o prévio acordo entre a Empresa e a Entidade Sindical dos(as) Empregados(as) dos Correios da respectiva base territorial e Federação dos Trabalhadores dos Correios, legalmente constituída.

II – Não haverá pagamento de transporte, hospedagem, horas extras, adicional noturno ou quaisquer outras rubricas que excedam ao pagamento mensal a que fazem jus.

III – Os(as) Dirigentes Sindicais poderão participar de cursos de capacitação promovidos pelos Correios, respeitados os princípios da razoabilidade, oportunidade e conveniência.

IV – A participação dos(as) Dirigentes Sindicais em cursos de capacitação promovidos pelos Correios deverão seguir todas as regras de presença, frequência e resultados determinados para os(as) demais empregados(as).

Atenção para o inciso III (acima). Orientamos que os e as trabalhadoras que estão no trabalho presencial cumpram as horas do curso dentro da jornada de trabalho. Já para quem está em situação de home office, façam o curso juntamente com as demais tarefas.

07/04/2020 17:22:06