SINTECT/RS chama para encontro sobre a questão racial

Será realizado neste sábado, dia 30 de novembro, a partir das 14h30, na sede do Sindicato, o 7º Encontro da Questão Racial do SINTECT/RS. O objetivo do encontro é trazer para o debate e reflexão entre os trabalhadores de Correios, a situação do povo negro.

Para a entidade, este debate é cada dia mais fundamental, especialmente neste momento, quando estamos vendo movimentos na direção contrária à superação do racismo; de fortalecimento, dentro de alguns  setores da sociedade, de práticas discriminatória contra os negros e das políticas de extermínio da população negra nas periferias; de negação da história de lutas e conquistas do povo negro, que rejeitam as políticas de reparação; entre outros retrocessos.

A recente nomeação do jornalista Sérgio Nascimento Camargo, um racista declarado, que considera a escravidão “benéfica para os descendentes”, para presidir a Fundação Palmares é o começo de uma devassa na cultura nacional e nas conquistas do povo negro e representa bem a política deste governo para a população negra.

Nascimento, que relativiza a gravidade do racismo no país, já se posicionou contra o dia da Consciência Negra, afirmou que a atriz negra Taís Araújo deve voltar para a África, declarou ainda que a escravidão foi boa porque negros viveriam em condições melhores no Brasil do que no continente africano e considera Zumbi dos Palmares um falso herói.

O Sindicato convida os trabalhadores de Correios a somarem neste debate, que não diz respeito apenas ao povo negro, mas que deve envolver todos que busquem caminhar para a superação do racismo que mata e da construção de uma sociedade justa e com igualdade de oportunidades.

Confira a programação

14h30 – Abertura

14h45 – Explanação e intervenção do plenário sobre temas que envolvam o povo negro e o Dia da

Consciência Negra – com a professora Frankilina Cardoso e Vera Rosane Oliveira, servidora aposentada da UFRGS e militante do Movimento Quilombo, Raça e Classe

– Oficina de turbantes.

– Oficina de tranças africanas.

– Coquetel.

– Pagode com RODA DE SAMBA PRIMEIRA OPÇÃO.

29/11/2019 11:21:49