Correios encerra atividades de subsidiária

O Conselho de Administração da empresa aprovou, por unanimidade, proposta de dissolução e liquidação integral da subsidiária Correios Participações SA (CorreiosPar). A decisão foi chancelada em reunião extraordinaria do órgão realizada em 10 de outubro e integra um rol de iniciativas de reestruturação dos Correios para aumentar sua eficiência.

De acordo com a direção da estatal, as ações visam à manutenção da sustentabilidade da instituição, à promoção de práticas alinhadas aos princípios da administração pública e, com a edição do Decreto 10.066, de 15/10/2019, ao favorecimento da realização dos estudos de viabilidade econômico-financeira da empresa no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos da Presidência da República (PPI).
O objetivo da CorreiosPar era constituir e gerir parcerias societárias estratégicas. No entanto, a subsidiária criada em 24 de dezembro de 2014 nunca conseguiu concluir a sua finalidade, em que pese ter acumulado um patrimônio líquido negativo de R$ 21,7 milhões.
O próximo passo para efetivar a liquidação é o encaminhamento da matéria para a Assembleia Geral dos Correios e, se aprovada, a posterior submissão à Assembleia Geral da própria CorreiosPar, em conformidade com o Estatuto da subsidiária.
A decisão da estatal e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está alinhada à política do Governo Federal, que estabelece a redução do número de empresas com participação direta ou indireta da União, em especial quando deficitárias.

C/Informações do Correios do Brasil

24/10/2019 22:07:34