Nota do SINTECT-RS sobre as convocações

Como dizíamos durante a greve: nossa greve era grande e abalou as estruturas da Empresa. Tanto é que ela já reconhece publicamente que irá precisar de pelo menos uma semana para atualizar a distribuição.

Isso prova mais uma vez a importância de a greve ter sido unificada. Afinal de contas nossa categoria é nacional. Ao cruzar os braços “causamos” em todo o território nacional. Evidentemente que agora a Empresa, os chefetes de plantão vêm com sede ao pote, achando que podem tudo.

Se teve uma coisa que os sete dias de greve mostraram, foi que a categoria unida e mobilizada tem poder. A paralisação, para além da Campanha Salarial, mostrou que não iremos aceitar a opressão e a exploração. Esse quem sabe tenha sido o principal legado da greve.

Com o fim da greve a ECT passou a ter por objetivo debelar a carga represada. Quarta (18) bateu cabeça: hora baixando convocação para todos os setores e, em seguida recuou. No dia 19 está ocorrendo um misto de convites e convocações.

Da questão prática:

O TST não definiu nenhum tipo de convocação ou compensação dos dias de greve, então qualquer convocação que diga respeito aos dias de greve é unilateral da empresa. As convocações devem ser feitas para todos grevistas ou não grevistas. Ou seja, não podem tem caráter de compensação.

As convocações da empresa terão que seguir os exatos termos do ACT, tanto para pagamento das horas, como para respeitar os prazos para convocação. Havendo convocação em prazo inferior a 48 horas, ao assinar devemos anotar ao lado dia e hora da assinatura.

Se houver impedimento do trabalhador cumprir a tal convocação, o mesmo deverá apresentar a sua justificativa de próprio punho, em duas vias, protocolar como um comunicado à chefia.

Convocações para feriados e domingos serão pagos 200% em relação ao normal de trabalho, mais vale alimentação/refeição, ou compensação de dois dias com prévia aceitação do trabalhador.

Qualquer informação, ocorrência, entrem em contato. Telefones: (51) 33462133, 32229898, 982950216 (whatsApp).

Conforme ACT

Consulte o ACT em nosso site: