Campanha salarial: primeira reunião de negociação será dia 2 de julho

Depois de ter a pauta aprovada em assembleias e entregue à empresa dia 17 de junho, a ECT finalmente apresentou proposta de um calendário de reuniões para dar início efetivo às negociações. O cronograma foi apresentado à Fentect no dia 25 de junho e a primeira reunião será no dia 2 de julho. Lembrando que na assembleia do Sintect-RS, realizada dia 11 de junho, foram escolhidos dois representantes da direção do Sindicato gaúcho para acompanhar as negociações junto ao Comando Nacional da Mesa de Negociação 2024.

De acordo com a pauta proposta no CONREP e ratificada pela categoria em todas as bases da Fentect, os trabalhadores buscam, este ano, além de recuperação da inflação pelo INPC, mais 10% referente a perdas históricas da categoria como reajuste salarial, diversas outras questões fundamentais como a realização de concurso público, retorno ao Correios Saúde com mensalidade zero, os 70% de gratificação de férias, entre outros pontos.

A categoria também já aprovou um calendário de luta que inclui atividades de mobilização, assembleias de avaliação do andamento das negociações, ato nacional e deflagração de greve (caso a empresa insista em não recuperar direitos, oferecer propostas rebaixadas, desrespeitando a categoria).

O Sindicato reforça que essa negociação deve efetivamente representar a possibilidade de avanços para todos os trabalhadores e trabalhadoras de Correios. Em 2023, foram recuperadas importantes cláusulas para a categoria, mas representaram apenas a reposição do que os ecetistas já tinham e que foi roubado pelo governo anterior. Este ano, é preciso ir além e de fato avançar. Não podemos continuar mais um ano apenas com o que tínhamos em 2019, quando o ACT foi destruído pela gestão bolsonarista na empresa.

Portanto, a expectativa é de que nesta negociação, haja efetivos avanços para a categoria. Não podemos mais continuar no zero a zero em relação ao ACT. O momento de lutar é agora e isso só será possível com a participação de todos e todas.

Apesar do momento difícil por que passam os trabalhadores e trabalhadoras do Correios no RS, não podemos, de forma alguma, abandonar a luta. O Sindicato, mesmo com a sua sede destruída pelas enchentes, está indo aos locais de trabalho, debatendo com a categoria e irá manter a mobilização no intuito de fortalecer a luta. Mas é importante que cada trabalhador e trabalhadora também dê o seu melhor para que a CNMN tenha força na Mesa de Negociação para garantir um bom acordo coletivo, com avanços reais.

Confira o calendário de reuniões com a empresa:

DATA EVENTO/REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO PAUTA HORÁRIO
02/07/2024 1ª Reunião Abertura das negociações, cláusulas sociais – Diversidade, inclusão de direitos humanos 10h às 17h
03/07/2024 2ª Reunião Cláusulas sociais – Diversidade, inclusão e direitos humanos e das Garantias das mulheres ecetistas 10h às 17h
04/07/2024 3ª Reunião Cláusulas sociais – Garantias das mulheres ecetistas 10h às 17h
09/07/2024 4ª Reunião Relações Sindicais 10h às 17h
10/07/2024 5ª Reunião Saúde do Trabalhador 10h às 17h
16/07/2024 6ª Reunião Condições de trabalho 10h às 17h
17/07/2024 7ª Reunião Benefícios 10h às 17h
23/07/2024 8ª Reunião Benefícios e Disposições Gerais 10h às 17h
24/07/2024 9ª Reunião Proposta Financeira 10h às 17h
25/07/2024 10ª Reunião Proposta Financeira 10h às 17h