LIVE DO SINTECT-RS DENUNCIA ATAQUES DA DIREÇÃO DOS CORREIOS E ANUNCIA MEDIDAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

LIVE DO SINTECT-RS DENUNCIA ATAQUES DA DIREÇÃO DOS CORREIOS E ANUNCIA MEDIDAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

Na noite de terça-feira (3), o sindicato realizou uma transmissão ao vivo pelas redes sociais para atualizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre o cenário pós-julgamento do dissídio coletivo, os desdobramentos no Supremo Tribunal Federal (STF), as falhas de pagamento, as perseguições internas e o avanço do projeto de reestruturação da empresa. A live teve caráter informativo e organizativo, com objetivo de esclarecer dúvidas e boatos e debater os próximos encaminhamentos da luta.

A direção sindical iniciou destacando a força da categoria no RS ao longo da campanha salarial, marcada por paralisações, atos e greve. Segundo o sindicato, a mobilização foi decisiva para garantir direitos no julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mesmo diante da postura intransigente da empresa nas negociações. Na avaliação da entidade, sem a pressão nas ruas e nos locais de trabalho, não haveria conquistas.

RETALIAÇÕES E PERSEGUIÇÕES

Entre os principais temas tratados pelo Sindicato e colocado também pelos trabalhadores/as que participavam da Live, estão questões como os descontos indevidos e antecipados nos contracheques; atrasos e falhas no pagamento de salários; devoluções tardias de valores; cancelamento de folgas já anunciadas; pressão sobre grevistas e não grevistas; e um forte clima de perseguição nas unidades.

Para o sindicato, essas medidas caracterizam retaliação e tentativa de dividir a categoria por meio do medo e da instabilidade financeira.

Neste sentido, a entidade orientou os trabalhadores no sentido de que, quem tiver qualquer problema relacionado aos itens citado – ou outros de ataques a direitos e assédio – deve procurar o Sindicato imediatamente, para adoção de medidas judiciais individuais e coletivas.

A entidade informou que já foi protocolado embargos para corrigir pontos do julgamento e assegurar:

pagamento apenas dos dias efetivamente não trabalhados;

retroativos do reajuste a partir da data-base;

correções de erros de redação (erros materiais);

manutenção e reajuste integral dos vales e benefícios;

preservação do adicional de férias;

garantia de cláusulas operacionais importantes para a distribuição.

A expectativa é de que o TST aprecie os recursos com agilidade nas próximas semanas.

TENTATIVA DA EMPRESA DE SUSPENDER DIREITOS

Durante a Live, tanto os dirigentes sindicais como os trabalhadores/as criticaram duramente a empresa por buscar o STF para tentar suspender cláusulas econômicas conquistadas. O Sindicato classificou a medida como desproporcional e política, afirmando que a empresa buscou anular uma decisão da própria Justiça do Trabalho – que ela mesmo procurou – depois de perder o julgamento.

OUTROS TEMAS DEBATIDOS

Durante o encontro virtual, outros temas também foram abordados pelos dirigentes  do SINTECT-RS, como o projeto de reestruturação operacional, especialmente em relação a roteirização nos CEEs, com a redução de distritos e criação de rotas, que, para a categoria, representa menos postos de trabalho, mais sobrecarga, metas inalcançáveis, maior risco de acidentes e piora no atendimento à população, sobretudo nas periferias.

Foi citado o exemplo de uma unidade onde a previsão é cortar quase metade das áreas de entrega, com parte das atividades sendo direcionadas a terceirizados.

O SINTECT-RS também alertou para o plano de desligamentos (PDV) e fechamento de agências, avaliando que isso enfraquece o serviço público e prejudica principalmente regiões mais pobres e distantes. Em relação a estes temas, o Sindicato informou que terão continuidade as medidas judiciais cabíveis, o acompanhamento permanente dos descontos e salários, ampliação das visitas às unidades para dialogar com os trabalhadores, medidas contra a reestruturação sem negociação com os trabalhadores/as. Os dirigentes também destacaram a importância e necessidade do fortalecimento da organização sindical, com a sindicalização e a participação efetiva da categoria nas atividades chamadas pelo Sindicato.

A Live, por exemplo, que tem abrangência estadual e o trabalhado/a pode  participar de sua casa, em alguns momentos passou de duas centenas de assistentes, mas poderia ter sido mais, especialmente frente a gravidade do momento e da importância dos temas debatidos. O Sindicato faz então um apelo à categoria para que as decisões a serem tomadas representem a vontade da maioria dos trabalhadores/as e que todos possam contribuir com ideias e informações. Isso é fortalecer a organização sindical. E sem sindicato forte, quem ganha é a empresa.

ENCAMINHAMENTOS

Ao final e depois de intensos debates, foram decididas e anunciadas algumas ações, entre elas a atuação jurídica das federações; pressão institucional junto a parlamentares; diálogo com o governo federal; e uma campanha pública em defesa dos direitos e do caráter 100% público dos Correios.

O sindicato convocou a categoria a participar das mobilizações, acompanhar os informes e manter contato imediato diante de qualquer irregularidade.

A avaliação é de que a campanha salarial ainda não terminou e que o próximo período exigirá mobilização constante para defender direitos históricos e impedir retrocessos.

Confira AQUI a Live na íntegra (as falas iniciam a partir dos 7 minutos e 30 segundos).

Assessoria de Comunicação

04/02/2026 20:19:11

Nara Soter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *