Mediação com a Postal Saúde e Correios expõe intransigência da empresa, mas abre espaço para diálogo com a juventude

Na manhã desta quinta-feira (04), dirigentes do SINTECT-RS estiveram, novamente, na mesa de mediação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), juntamente com a Postal Saúde e à direção dos Correios, para tratar da situação do plano de saúde da categoria, que vem apresentando uma situação crítica para os trabalhadores/as. A luta do Sindicato é para garantir condições dignas de atendimento e saúde aos trabalhadores e trabalhadoras.
Infelizmente, o pleito da categoria pela ampliação do atendimento via Unimed, enquanto perdurar a atual crise, foi negado pela gestão da Postal Saúde. Outro ponto de preocupação é a postura da empresa, que insiste em se colocar de forma intransigente, recusando-se a compartilhar informações e assumir responsabilidades na busca de soluções concretas para os problemas que atingem a categoria.
SURPRESA POSITIVA – Em meio às dificuldades, a boa surpresa da mediação foi a participação, por alguns momentos, dos estudantes do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes, da zona sul de Porto Alegre, que acompanharam e aprenderam sobre mediação. A presença dos jovens faz parte do projeto “Cultura da Paz no Ambiente Escolar: Solução Adequada de Conflitos em Escolas”, iniciativa da Vice-Presidência do TRT-RS vinculada ao 18º Objetivo da ONU – Cultura da Paz.
Para o Sindicato, a presença dos estudantes foi uma oportunidade importante para mostrar às novas gerações o papel histórico e atual do sindicalismo, sua contribuição para os direitos trabalhistas e a construção de um trabalho digno.
Na Sala de Convivência do TRT-RS, os estudantes puderam acompanhar de perto uma mediação coletiva. Cada parte – juíza, advogado, Ministério Público, sindicato e empresa – apresentou seu papel no processo. Essa vivência reforça a importância do diálogo e da negociação coletiva como instrumentos de defesa da classe trabalhadora.
O Sindicato segue firmes na luta para que a Postal Saúde e a gestão dos Correios assumam a responsabilidade de garantir atendimento de qualidade na saúde, transparência e respeito aos direitos da categoria.
O futuro se constrói na luta coletiva, com a força dos trabalhadores de hoje e a consciência crítica das novas gerações!
Assessoria de Comunicação
04/09/2025 20:48:58