Reunião online dos atendentes reforça denúncia sobre sobrecarga, metas abusivas e precarização no Correios

No dia 14 de agosto, dezenas de atendentes dos Correios participaram de uma reunião online organizada pelo SINTECT-RS para debater a realidade da categoria, marcada por sobrecarga de trabalho, metas inalcançáveis e falta de reconhecimento.
Na abertura do encontro, os dirigentes expuseram a situação geral dos atendentes: além do atendimento, são pressionados a vender diversos produtos, sem qualquer recompensa financeira pelas metas atingidas, entre outros problemas identificados durante as visitas às unidades.
Eles também referiram as queixas contra os valores rebaixados de quebra de caixa, a exclusão de parte dos trabalhadores do adicional de guichê e situações em que há atendimento sem direito a nenhum desses adicionais. “As metas precisam ser alcançadas, mas a empresa cria critérios impossíveis, que envolvem resultados de outros setores, e o trabalhador acaba vendendo muito sem receber nada. Isso gera ansiedade e adoecimento”, afirmaram. “A insatisfação é generalizada. Todos reclamam das metas, do cansaço mental e da falta de retorno da empresa. Está na hora de sair do lugar de conforto e mudar essa situação”, na fala de um trabalhador.
SOBRECARGA DE TRABALHO – Na sua fala, a dra. Jaqueline Matiazzo, que presta assessoria jurídica para o Sindicato, destacou que, apesar das denúncias sobre acúmulo ou desvio de função, a análise técnica mostra que a situação se enquadra melhor como sobrecarga de trabalho — o que pode incluir casos de assédio moral devido à pressão excessiva.
Ela alertou que, devido às diferenças entre agências, ações coletivas podem ter dificuldades jurídicas e que, em muitos casos, a via individual pode ser mais eficaz para garantir direitos e coibir abusos. Também ressaltou que a precarização das unidades e o sucateamento das condições de trabalho precisam ser enfrentados com medidas específicas, inclusive com possíveis encaminhamentos ao Ministério Público do Trabalho.
Outro ponto debatido foi o impacto do Decreto 12.464/2025, que amplia o escopo de atendimento da ECT, impondo novas tarefas aos atendentes, especialmente relacionadas ao “Balcão Cidadão” e demandas do INSS, sem contrapartida financeira.
PCCS E ADICIONAIS – A advogada também comentou duas questões que estão sendo analisadas para ações coletivas: Agências unipessoais, que o PCCS prevê adicional de 30% para quem acumula função de entrega externa, mas a empresa não cumpre; e Adicional de guichê, onde os trabalhadores continuam atendendo, mas perdem o pagamento quando deixam de receber a quebra de caixa, contrariando o próprio PCCS.
ENCAMINHAMENTOS E MOBILIZAÇÃO – Frente aos inúmeros questionamentos e situações colocadas pelos trabalhadores/as que participaram da plenária, o jurídico lembrou que há plantões do jurídico às quartas-feiras no Sindicato e o pessoal do interior do Estado pode agendar videochamada para atendimento. A reunião encerrou com um chamado para a assembleia do dia 19 de agosto, que discutirá a campanha salarial e a mobilização da categoria.
O SINTECT-RS reforça: só a organização e a participação ativa dos trabalhadores poderão mudar essa realidade de exploração, metas abusivas e precarização.
Assessoria de Comunicação
14/08/2025 21:42:22