DEZEMBRO LARANJA: Atenção para a prevenção do câncer de pele
A campanha do DEZEMBRO LARANJA tem como objetivo alertar a população sobre o câncer de pele e promover a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. Esta é uma questão da maior importância para os trabalhadores e trabalhadoras de Correios, cujas funções, especialmente dos carteiros, exigem uma constante exposição ao sol.
De acordo com estudos, embora o cuidado deva ser de todos, os riscos são maiores para quem trabalha ao ar livre, caso de carteiros e de outros profissionais. Também apontam que, após cinco anos de trabalho ao ar livre, as chances de ter o tumor são, pelo menos, duas vezes maiores do que nos profissionais que exercem a profissão em ambientes fechados.
PREVENÇÃO
O câncer de pele é prevenível e pode ser curado quando diagnosticado precocemente. Por isso, algumas medidas simples podem ajudar na prevenção e risco de desenvolver a doença. Entre elas, estão: evitar o sol entre 10h e 16h, quando a radiação ultravioleta (UV) é mais forte; proteger-se com sombra ou acessórios como chapéus de abas largas e óculos com lentes UV; usar protetor solar com FPS mínimo de 30 e reaplicá-lo a cada duas horas; proteger os lábios com protetor solar labial.
A REGRA ABCDE DO MELANOMA
A regra do ABCDE do melanoma ajuda a identificar e diferenciar o câncer de pele de outro sinais. É importante ficar atento, e, na dúvida, sempre procurar o médico.
A – Assimetria – Ao invés de serem arredondados como a maioria dos sinais, eles têm formatos e cores estranhos, uma parte azul, outra marrom, se você dividir em 4 pedaços, eles são diferentes entre si.
B – Bordas – As bordas no melanoma costumam ser irregulares e não lisas como nas pintas comuns.
C – Cor – O melanoma geralmente apresenta mais de 1 cor: castanho claro, roxo, castanho escuro, preto, azul, cinza, rosa e até branco …
D – Diâmetro – O tamanho das nossas pintas em geral não passa do tamanho de um lápis (0,6cm). O melanoma pode ser bem maior.
E – Evolução – Os melanomas costumam crescer mais e mais rápido do que um sinal comum. Também podem sangrar, ter crostas e doer.
CASOS NO RS
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, em 2024, foram diagnosticados 220.490 casos de câncer de pele não melanoma e 8.980 do tipo mais agressivo, o melanoma, no Brasil. A região Sul do Brasil tem uma taxa de casos de câncer de pele quase 50% maior que a média nacional. No Rio Grande do Sul, a faixa etária com mais casos e óbitos é de 40 a 49 anos. Desde 2016, o Estado é também o estado com maior registro de câncer de pele melanoma.
Além da exposição ao sol, outros fatores de risco incluem histórico familiar de câncer de pele; pele clara e olhos claros; presença de muitas pintas ou sardas; idade avançada; histórico de queimaduras solares, especialmente na infância, e exposição a câmaras de bronzeamento artificial.
Importante os trabalhadores e trabalhadoras de Correios atentarem para a cláusula 41 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que prevê itens de proteção que a empresa é obrigada a fornecer sem custo para os trabalhadores.
Também é fundamental continuar cobrando da empresa o cumprimento da Cláusula 45, que prevê o acompanhamento por um Grupo de Trabalho (GT), constituído para trata da entrega matutina, que tem prazo de 90 dias para entrega do cronograma de ampliação das unidades contempladas, considerando, especialmente, as unidades em localidades onde a umidade relativa do ar for menor que 30% e a temperatura for maior que 30ºC.
Sindicalize-se e fortaleça a luta que é de todos e todas!
Assessoria de Comunicação
04/12/2024 20:03:44