Trabalhadores debateram processos produtivos e proposta de custeio do Plano de Saúde

Os trabalhadores deliberaram em assembleia realizada na sede do Sintect-RS, no dia 12 de janeiro, por unanimidade, rejeitar a proposta de custeio do Plano de Saúde da categoria apresentado pela empresa no que diz respeito a mensalidade do Postal Saúde. A categoria também deixou claro sua contrariedade aos processos produtivos que vêm sendo implementados pelo Correios e que tem resultado em inúmeros prejuízos aos trabalhadores.

Plano de Saúde

Pela proposta da empresa apresentada dia 5 de janeiro, na Comissão Paritária de Saúde, os (as) trabalhadores (as) passariam a arcar com 50% das despesas totais do plano, uma mensalidade por dependente e um compartilhamento de 10% a 30% das despesas de cada procedimento. Além do custeio, para os pais e mães dos (as) trabalhadores (as), a ECT propõe a criação de um plano de saúde específico, com custeio com participação decrescente dos Correios, por dez anos. Ou seja, a empresa financia 90% da mensalidade, inicialmente, reduzindo a participação em 10% ao ano, até a integralidade para os (as) empregados (as), após uma década. Ainda para os genitores, haverá mensalidades com coparticipação de 30% e 10% e acesso à rede diferenciada.

Outro problema em relação à proposta é quanto a paridade. Em porcentagem, quem ganha mais, continua com mais, pois vai pagar bem menos para o plano de saúde. Ou seja, quem ganha cerca de R$ 20 mil, arca com apenas 10%, já os que têm rendas mensais de até R$ 2.500,00, pagam 30%. Outra ação arbitrária da empresa.

Apesar do discurso de “crise” dos Correios que culpa, além os trabalhadores, o Plano de saúde, é bom lembrar que os gastos com o Plano para a empresa não alcançam nem 10% da receita. Se existe a “crise”, ela se deve muito mais a desvios e más gestões nas finanças do que aos benefícios dos trabalhadores, que tem um dos salários mais baixos entre todas as estatais.

Representantes ao encontro da Fentect

Durante a assembleia, os(as) trabalhadores(as) também elegeram os representantes que irão participar representando o Sintect-RS da 40ª Plenária Nacional da Fentect, que ocorre nos dias 26 e 27 de janeiro em Brasília, para discutir esses e outros assuntos em conjunto com representações dos demais sindicatos e construir a luta nacional e unificada que nossa categoria e classe necessitam. Por Porto Alegre foram eleitos 4 delegados e também outros três pelas subsedes de Pelotas, Passo Fundo e Novo Hamburgo, que realizaram assembleias também no dia 12.

Foram escolhidos por votação os seguintes representantes:

– Felipe Martha Munhoz – CDD Águeda

– Paulo Roberto Fontoura Borba – CDD Vila Jardim

– Carlos Alberto Duarte – GENAF

– João Augusto de Moraes Gomes – CDD Niterói

– Cristiano da Silva Castro – CDD Menino Deus

– Alan Barbosa Scher – CDD Novo Hamburgo

– Josemar Lara – CDD Passo Fundo

Os(as) trabalhadores(as) debateram ainda questões de conjuntura e os Processos Produtivos (Loec Automática, DDA, OIA, TED), que têm provocado transtornos aos trabalhadores(as) dos CDDs, aumentando a sobrecarga de trabalho, prejudicando tanto a categoria quanto a população. Mesmo com a suspensão do DDA nos CDDs que ainda não foram aplicado, conforme acertado entre a Fentect e a direção nacional da ECT, em Brasília, no último dia útil de 2016, a DR/ GEOPE/GERAE insistem em aplicá-lo.

Cultura

Durante a assembleia foi denunciado o ataque a cultura que vem sendo feito pela administração municipal de Porto Alegre que cortou as verbas para as entidade carnavalescas, colocando em risco uma da maiores festas populares. Neste sentido, os trabalhadores foram convidados a participar do ato dia 20 de janeiro, com concentração às 17h, no Largo Zumbi dos Palmares, em Porto Alegre, para somar nesta luta.

Deliberações

Depois dos debates, os trabalhadores aprovaram, por unanimidade, como pauta a ser levada para subsidiar as posições políticas dos representantes do Sintect/RS na 40ª Plenária Nacional da Fentect:

– Apoio ao ato em defesa da cultura na cidade de Porto Alegre;

– Contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária;

– Construir a unidade entre todos os trabalhadores para lutar contra os ataques dos governos;

– Construir um calendário nacional dos ecetistas para barrar os ataques aos locais de trabalho e as propostas de mudança em nosso plano de saúde;

– Pelo fim da DDA, OAI, TED, CDD Polo;

– Entrega matutina já!

– Contratação por concurso público já!

– Pelo retorno dos Correios Saúde para o RH dos Correios.

Essas propostas foram aprovadas por unanimidade.

19/01/2017 13:34:12