INFORME 038/2017 da FENTECT

AOS SINDICATOS FILIADOS,

Em reunião que aconteceu hoje, 22 de agosto, no TST (Tribunal Superior do Trabalho) os representantes dos trabalhadores da FENTECT, estiveram presentes para debater a mediação pré – processual relativo ao Processo Nº TST-PMPP-5701-24.2017.5.00.0000 em torno do assunto Plano de Saúde. A reunião que tinha caráter exclusivo de conciliação sobre o plano de saúde tomou outros caminhos, logo no início com a fala do Ministro que apresentou uma “proposta”.

Os representantes foram surpreendidos com o encaminhamento dado pelo Ministro que propôs:

  1. Prorrogação do ACT até 31/12/2017 por parte da empresa;
  2. Compromisso de boa vontade com o diálogo por parte dos trabalhadores, inclusive se abstendo de realização de GREVE.

Na proposta apresentada pelo Ministro existe uma mistura entre a negociação sobre o plano de saúde e a pauta nacional de reivindicações. A proposta apresentada pela FENTECT é que se comecem as negociações com a direção dos Correios imediatamente. Entendemos que não há necessidade de intervenção de um terceiro (TST), uma vez que estamos em Campanha Salarial e que devemos seguir os tramites normais da Negociação Coletiva.

A situação é de crise e a intenção da direção dos Correios é aplicar a cobrança de mensalidades no plano de saúde e retirar diversos direitos já conquistados pela categoria.

A outra Federação demonstrou total interesse em aceitar a proposta apresentada pelo TST desprezando o poder de representação, negociação e defesa dos trabalhadores. Repudiamos a postura de entregar nas mãos do Tribunal a responsabilidade pelo destino dos milhares de trabalhadores e seus dependentes.

Devido a sinalização de aceite por parte da outra Federação o Ministro do TST estipulou o prazo de 15 dias para a manifestação das representações sindicais, e após este prazo, mais 5 (cinco) dias para a direção dos Correios se manifestar. Diante disso a direção da ECT imediatamente cancelou o início das negociações marcado para o dia de hoje, às 15h00min atrasando ainda mais o início da Campanha Salarial.

Nesse sentido a FENTECT orienta os sindicatos a ampliarem a mobilização para pressionar a ECT para que comece imediatamente as negociações.

A FENTECT informa que os membros do Comando Nacional de Mobilização e Negociação da Campanha Salarial estarão reunidos em Brasília para tirar encaminhamentos sobre a proposta apresentada pelo TST e os rumos da Campanha Salarial 2017/2018.

Saudações Sindicais,

José Rivaldo da Silva

Secretário Geral – FENTECT

VEJA Informe 038_Audiência no TSTO INFORME

Nara Soter