INFORME 01 DO REPRESENTANTE DO SINTECT-RS NA NEGOCIAÇÃO 2017/2018

O representante do SINTECT-RS na Comissão de Negociação desta campanha salarial, Emerso Saes, participou da reunião de conciliação realizada no TST na manhã do dia 22 de agosto.  Veja o relato da reunião:

No início, o Ministro propôs que para não ocorrer a duplicidade de temas de discussão (Acordo Coletivo e Plano de Saúde), fosse levada tanto a discussão do plano de saúde como do acordo coletivo para dezembro. Portanto prorrogar a vigência do atual acordo coletivo até 31 de dezembro. Mas com o compromisso de que as partes não descumprissem o acordado, ou seja não poderá ter nem um tipo de GREVE, até o final deste acordo (31 de dezembro).

Após a proposta, o ministro deu 15 minutos para as Federações deliberarem. Nós do comando ligados a Fentect , recusamos. No entanto o diretor da Findect, após elogiar o esforço do presidente da ECT, Guilherme Campos, pelo seu empenho de sanear a empresa, disse ser a proposta boa, porém pediu um tempo pra levar a proposta à decisão das assembleias.

O diretor da Fentect já levou o posicionamento do comando e o desejo de manter o calendário de lutas e a negociação, o que irritou o ministro, que legitimado pela disposição da empresa em aceitar sua proposta e da Findect em deliberar a proposta deu a seguinte conclusão a reunião: AS FEDERAÇÕES terão 15 dias para deliberarem se aceitam ou não a prorrogação de nosso acordo coletivo por consequente nossa campanha salarial até 31 de dezembro, ou seja, janeiro a dentro. E depois disso a empresa se pronunciará se aceita esta prorrogação em até 5 dias.

Emerson Saes, Representante do SINTECT-RS no Comando de Negociação

Em 22.08.2017