Diretoria do SINTECT-RS para gestão 2019/2022 toma posse

Tomaram posse, na sexta-feira (03) à noite, na sede do Sindicato, os trabalhadores que integram a direção do SINTECT-RS para o período 2019/2022. A chapa 1 Unidade para Lutar, que assume o comando da entidade, foi eleita em fevereiro, num processo eleitoral onde concorreram quatro chapas.

Na abertura dos trabalhos, o ecetista e diretor na gestão que findou, Ronaldo de Souza Ramos, destacou a importância da participação da categoria no processo eleitoral, especialmente num momento em que há movimentos para acabar com o direito de organização dos trabalhadores.

Defesa da unidade

Convidados a falar, o presidente da Junta Eleitoral e diretor do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do RS (SIMPE-RS), Alberto Ledur, e o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Petroquímicas de Triunfo-RS (Sindipolo), Gerson Cardoso, que também integrou a Junta  Eleitoral, se manifestaram defendendo principalmente a unidade dos trabalhadores.

Ledur lembrou que a categoria de Correios tem desafios importantes pela frente, especialmente a luta contra a privatização. Frisou que no RS, os servidores de diversas categorias também lutam contra a privatização de empresas gaúchas como CEEE, Sulgás e CRM  e afirmou que é preciso desenvolver uma luta coletiva contra os ataques dos governos aos trabalhadores e às empresas pública. “Temos que lutar juntos contra as privatizações e em outras agendas como a reforma da previdência. E os trabalhadores dos Correios, que têm importantes tarefas pela frente, podem contar com o nosso apoio”, reafirmou.

Ledur destacou, ainda, que esta será a primeira gestão do SINTECT-RS sob a nova formatação do sindicato, com uma direção majoritária e não mais proporcional, a partir de mudança realizada com a alteração estatutária aprovada em 2018, o que pode ser um motivador para fortalecer a unidade dos trabalhadores de Correios.

Já o dirigente dos petroquímicos, Gerson Cardoso, lembrou a necessidade de resistir à reforma da previdência e aos ataques constantes dos governos, que têm tido como alvo principal os trabalhadores. Lembrou a perversidade do processo de privatização, que nos anos 90 atingiu a categoria petroquímica, com a privatização da Copesul e destacou que, naquela época, o País estava sob um projeto político neoliberal, que destrói direitos e entrega as riquezas brasileiras para banqueiros e grupos econômicos estrangeiros. Ele também destacou a necessidade de unidade dos trabalhadores de todas as categorias e reiterou o apoio dos petroquímicos às lutas dos trabalhadores de Correios.

Retomar as grandes manifestações

Em seguida, o coordenador da mesa chamou os membros da direção e do Conselho Fiscal  eleitos para tomarem posse, quando receberam seus certificados.

Antes de passar a palavra ao Secretário-Geral eleito, o coordenador da mesa, Ronaldo, fez um resgate da história da categoria. Lembrou as grandes assembleias e mobilizações dos trabalhadores de Correios, desde o início de sua organização, e convocou todos a retomarem a unidade e o tamanho das mobilizações, como a mais importante alternativa para enfrentar os ataques do governo e dos gestores da empresa.

Quebrando o protocolo, Joel do Canto, que também integrou a Junta Eleitoral, destacou as colocações do ex-dirigente Ronaldo e reforçou que é importante que os trabalhadores conheçam esta história. “Um dos desafios desta gestão é resgatar e manter viva esta história”, ponderou ele, salientando que há mais de três eleições têm participado do processo eleitoral do SINTECT-RS e que aposta, agora, no fortalecimento da unidade dos trabalhadores.

Compromisso com a categoria

Último a falar, o Secretário-Geral eleito, Alexandre dos Santos Nunes, agradeceu a participação dos trabalhadores na eleição e a confiança na chapa eleita e reafirmou as propostas e compromissos apresentados durante o processo eleitoral. Também apontou as grandes lutas que a categoria terá pela frente, especialmente contra a privatização e a reforma da previdência, e defendeu a unidade dos trabalhadores de Correios em nível nacional. “Temos compromisso com a categoria, que nos colocou à frente do Sindicato e iremos honrar esta confiança. Para isso, chamamos todos os trabalhadores e trabalhadoras a participarem das atividade sindicais e a se sindicalizarem. Também iremos atuar nas agendas macros, como a resistência à privatização, buscando outras categorias como bancários, petroleiros, dentre outras. Será somente com a participação de todos que seremos fortes”, finalizou ele.

Após as falas e a posse dos dirigentes, foi servido aos trabalhadores e convidados um coquetel, que também foram brindados com música e uma boa festa.

Dando início aos trabalhos, a nova diretoria estará reunida já na segunda-feira (06) pela manhã, para debater e definir os primeiros movimentos para defender os direitos da categoria e da classe trabalhadora.

Veja a composição da nova diretoria e Conselho Fiscal:

Titular da Secretaria Geral: Alexandre dos Santos Nunes

Suplente da Secretaria Geral: Moisés Fonseca Marinho

Titular da Secretaria e Administração, Finanças e Patrimônio: Evandro Leonir da Silva

Suplente da Secretaria e Administração, Finanças e Patrimônio: Rosaura Borba

Titular da Imprensa, Divulgação, Cultura e Eventos: João Augusto Moraes Gomes

Suplente da Imprensa, Divulgação, Cultura e Eventos: Gerson Rodrigues da Silva

Titular da Secretaria de Politica, Formação e Relação Sindical: Josemar Lara

Suplente da Secretaria de Política, Formação e Relação Sindical: Lindomar Jorge de Quadros, Titular da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Mario Castro da Silva

Suplente da Secretaria de Assuntos Jurídicos e Previdenciários: Luís Felipe Moura

Titular da Secretaria de Saúde do Trabalhador: Fernanda Ilha da Rosa

Suplente da Secretaria De Saúde do Trabalhador: Amanda Fraga dos Santos Antunes