Aprovado as contas do exercício de 2017 da gestão 2016-2019

No sábado (20), em assembleia realizada na sede do SINTECT-RS, em Porto Alegre, os trabalhadores aprovaram, por ampla maioria, com um voto contrário e uma abstenção, as contas do Sindicato relativas ao exercício de 2017. Foi feita apenas uma ressalva com relação as contas da Sub Sede Santa Cruz do Sul.

Após explanação do contador, leitura e falas dos conselheiros e secretário de finanças, foram abertas intervenções e respondidas as perguntas do plenário.

O relatório do Conselho Fiscal indicou a aprovação das contas com apreciação em separado das contas da Sub Sede Santa Cruz do Sul.  O que ocorre: o Conselho Fiscal encontrou caixa negativo onde deveria haver superávit, no valor de R$ 7. 371, 60, (sete mil, trezentos e setenta e um reais e sessenta centavos), na movimentação da sub sede.

Para chegar a um denominador comum sobre as contas do exercício 2017 da Sub Sede Santa Cruz do Sul, a assembleia votou, por unanimidade, uma Comissão de Ética, composta por um membro indicado de cada chapa da atual gestão, no total de sete membros. Será garantida a ampla defesa ao diretor responsável. De acordo com o Estatuto, a Comissão terá 120 dias para chegar a um veredito. Além deste caso, o grupo também irá averiguar casos semelhantes que em outras gestões ficaram inconclusos.

Até a conclusão dos trabalhos da Comissão o diretor ficará sem direito a liberação sindical, com exceção dos dias em que a Comissão de Ética for ouvi-lo, votação esta que teve três abstenções e quatro votos contrários.  O dirigente também não poderá gerir ou ter posse do dinheiro, de bens ou mesmo do patrimônio do Sindicato. No tocante a devolução do valor (parte integrante do relatório do Conselho Fiscal) é preciso dizer que o diretor depositou integralmente na conta da Sub sede no dia 19/10/2018.

Na assembleia teve ainda diversos outros encaminhamentos apresentados e aprovados pela assembleia, que depois de debatidos e previamente aprovados como propostas a serem levadas para a assembleia, na reunião da Executiva, junto com os representantes das sub sedes, no dia 15/10, salvaguardando a livre e independente atuação do Conselho Fiscal.

O SINTECT-RS agradece a presença de todos e todas na assembleia e reafirma que a participação ativa é que faz do Sindicato uma ferramenta transparente, forte e eficaz para enfrentar os ataques contra a categoria.

“Categoria unida jamais será vencida!”

22/10/2018 22:49:14